Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CITAÇÕES SOBRE PINHEIRO MACHADO


Citações sobre o Senador Pinheiro Machado Editar

  • de JULIO DE CASTILHOS
Na vida do Rio Grande, esse nome representa uma tradição fulgente e equivale a um constante ensinamento cívico. Na vida da República, ele se destaca, em nobre saliência, avultando sempre, dia por dia, pela palavra imaculada e pelo exemplo permanente da mais admirável abnegação de patriota.
Senador Pinheiro Machado ao sair do Senado Federal - 1915
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula
  • de FRANCISCO SÁ
...glorioso brasileiro, cuja vida foi exemplo contínuo de virtude intrépida e de são e vigoroso patriotismo. Ninguém, como ele, se devotou à República com tanto fervor e com tanta perseverança. Desde o apostolado que a preparou até à sua organização, à sua defesa e à sua conservação nunca lhe faltaram o amor desvelado, a cuidadosa vigilância, a ação indefessa.
  • de MARIO RODRIGUES
Tenho da sua figura galharda de “condottiere” uma dessas imagens que a fantasia se apraz de criar, afeiçoando-a à realidade entre ilogismos de paradoxos e que não se explicam, nem se compreendem. Sei de episódios da vida íntima do chefe gaúcho; coisas de um altruísmo infinito; traços de uma dadivosa alma sensível; gestos de ternura inestimável. Era de si honesto e ninguém ignora que, depois dele, se implantaram aqui, à luz passiva do Cruzeiro, cavernas de ladrões
  • de ALFREDO ELLIS
Foi um republicano honesto, nunca traiu a sua fé, nunca traiu a sua consciência
  • de DANIEL DE CARVALHO
Sua chefia era inconteste, ninguém a disputava no cenário da política nacional. Representante do Partido Republicano Riograndense, jogava com uma força respeitada pela disciplina, coesão e pugnacidade. Viera da constituinte de 1891 e conhecia bem as instituições republicanas, a política e os políticos de todo o Brasil. Foi no seu tempo o político mais completo, ao mesmo tempo em que se mostrava, em todas as circunstâncias, o companheiro dedicado e o amigo leal. Era homem franco. Estimava encontrar a mesma franqueza naqueles com que tratava. De poucas palavras, ia direto ao alvo.
  • de ALCIDES MAYA AcademiaBrasileira.jpg
Sabia responder e calar-se. Tinha a réplica incisiva e o dom do desprezo. Mas, ao mesmo tempo, era um crente. Nunca se desdisse, porque sempre pensou do mesmo modo. Até o fim, acreditou que acertara, e que a República, em que ninguém confia e que todos exploram, era condição essencial de prosperidade e de harmonia no Brasil.Pinheiro Machado sabia conciliar; mas, antes de tudo, era um afirmativo dos seus princípios. Em relação a estes, nunca transigiu, jamais transigiria.
Homenagem dos correligionários
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula
  • de QUINTINO BOCAYUVA
Onde estiver Pinheiro Machado podeis seguí-lo, pois com ele estareis com a boa causa da República.
  • de JOÃO DO RIO AcademiaBrasileira.jpg
Era um patriota. Combateu pelo Brasil. Era um republicano. Deixou uma cadeira no Senado para bater-se dois anos pela legalidade republicana, que muitos naquele tempo achavam ilegal. E, usando de todos os poderes, a fascinação pessoal, a tentação da força, a placidez irresistível, a generosidade e a secura, o esmagamento e a brandura, continuou de querer. O seu espírito via claramente os valores, a coragem de uns, a energia de outros, a inteligência de mais outros, as capacidades recônditas para o mal e para o bem de cada alma. Nunca em público a sua palavra atacou injustamente o inimigo. Avaliava. Avaliava para exigir a seu serviço todos. Havia políticos de valor? Deviam ser seus. Havia jornalistas de mérito? Deviam ser seus. Haviam escritores de talento? Deviam ser seus. E o serviço que lhes exigia era o de reconhecerem nele o tremendo valor que era de fato.”

Ver tambémEditar

SENADOR PINHEIRO MACHADO EM FOTOS


Pinheiro Machado e o seu estado-maior na Revolução Federalista
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Assembléia Constituinte de 1891 - Pinheiro Machado em frente da Mesa, a direita (Painel do Palácio Tiradentes)
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Banquete oferecido pelo Presidente Hermes da Fonseca ao Partido Republicano Conservador - Palácio do Catete - 1911 (Pinheiro Machado a esquerda)
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

O Senador com familiares, a esposa, os sobrinhos Homero Silva e Carivaldo, as sobrinhas Zilah e Maria José e amigos - Morro da Graça - Laranjeiras
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Pinheiro e o Almirante Carlos de Carvalho, criador da aviação naval - Bagé
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Homenagem pelo aniversário do Senador, na residência do Morro da Graça
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Recepção ao Senador Pinheiro Machado por ocasião do seu retorno do Sul do país - Gare da Central do Brasil - 1915
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Pinheiro, na Presidência do Senado Federal, empossa o Presidente Wenceslau Braz
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Cortejo fûnebre, conduz os restos mortais do Senador Pinheiro Machado - Avenida Beira Mar - Rio - 9 de setembro de 1915
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

A casa do Morro da Graça - centro de decisões políticas da República Velha
Cyro AdvinculaAdicionada por Cyro Advincula

Ver também

quarta-feira, 24 de abril de 2013

JOSE MENDES


José Mendes (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Mendes Guimarães
Informação geral
Nome completoJosé Mendes
Também conhecido(a) comoZé Mendes
Nascimento20 de Abril de 1939
OrigemLagoa VermelhaRS
País Brasil
Data de morte15 de fevereiro de1974 (34 anos)
Gênero(s)Música gaúcha
Ocupação(ões)Cantorcompositor e ator.
Faleceu em Rio Grande em 15 de fevereiro de 1974 em um acidente de trânsito na BR-471. Em 2004 seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes na Capela Santa Terezinha localizada entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul).
Fez três filmes "Pára Pedro", "Não Aperta Aparício" e "A Morte Não Marca Tempo".

[editar]Discografia

  • (1974) Adeus Pampa querido • Continental • LP
  • (1973) Isto é integração • Continental • LP
  • (1971) Gauchadas • Copacabana • LP
  • (1970) Mocinho do cinema gaúcho • Copacabana • LP
  • (1969) Andarengo • Copacabana • LP
  • (1968) Não aperta, Aparício • Copacabana • LP
  • (1967) Pá...ra Pedro • Copacabana • LP
  • (1962) Passeando de pago em pago • Continental • LP

[editar]Ligações externas

JOSE MENDES NATURAL DE LAGOA VERMELHA .




PÁGINA DE REVISTA: ``JOSÉ MENDES NÃO QUÉR PARAR NO PARA PEDRO´´anos 60

Uma página de revista da década de 60(Revista Mocidade ano 1967).Uma reportagem destaque:José Mendes não quér parar no Para Pedro´´Clique nas imagens para ampliar.*Colecionador João filme de cinema tem todos os filmes do José Mendes no DVD,e videos e especiais antigos da tv.òtimas qualidades.O envio de seu DVD é rapido e registrado,não é cobrado correios.Entre em contato diréto com o colecionador João Filmedecinema,pelo E-mail:filmedecinema@bol.com.br
























************
José Mendes - Canto da Ciriema

NENHUM COMENTÁRIO

A MORTE DE JOSE MENDES

O MEGA RODEIO DE DA PINHAL DA SERRA






















































Um município com 3 mil hab menor q uma vila e no meio do mato consegue fazer este mega evento na REGIÃO DOS MEGAS EVENTOS, como Vacaria, Lagoa  Sao Jose e Esmeralda , um município q vive da agricultura e faz este mega evento e foi na FESTA DE INTEGRAÇÃO no ano de aniversario da cidade ,17 anos ela se desmembrou de Esmeralda e fica a 39 km dos catarinas.
Ocorreu dos dias 16 a 20 de abril de 2013 e eu estava la dando shows de trova por tudo, teve chula, danças, declamação, concurso de trova, tiros de laços gineteada teve interprete vocal, missa,motocross cavalgada, e muito mais neste mega rodeio a aparelhagem de som e os palcos eram de primeiro mundo , o município tira recursos da barragem.
  A cancha teve ate telão bailes e shows de trova através de mim teve muita coisa boa.
A prefeitura fez tudo e contratou e os palcos nao tiveram o DOMÍNIO DAS PRODUTORAS COMO JA VI EM RODEIOS o q e muito bom la foi tudo com a prefeitura;.
 O prefeito Ivandro com sua turma organizou tudo na melhor perfeição e o tempo ajudou.
Os b banheiros de luxo espalhados pelo acampamento com chuveiro etc e os químicos idem as pós-instalação elétricas hidráulicas foram um mega sucesso,uma infra estrutura de dar inveja a muito gente ampola praça de alimentação, tudo feito por uma cidade de 3 mil hab .
O prefeito esta de verde comigo e o padre esta de azul numa das fotos e o frei Silvio fundador da cidade , não hiper lotou foi um mega rodeio sim. Teve a feira do livro evarias barracas como a do ex coordenador Cristiano Policena da 11 rt q vende batata frita e sorvete esta sempre em algum rodeio as manhas de pinhal da serra foram fotografadas dor mim  na cerração numa imagem linda ja q o pinheiro e a arvore desta cidade rica em pinhão. E A REGIÃO DOS MEGAS RODEIOS, ERA A FESTA DA CIDADE NUM AMPLO PARQUE DE EVENTOS COM NATUREZA RIO E CACHOEIRA NUM DOS LOCAIS MAIS
 BELOS DO ESTRADO PARA SE FAZER RODEIO.