Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O gaúcho que inspirou o rei do baião


O gaúcho que inspirou o rei do baião
Graziana Fraga dos Santos

Aproveitando as comemorações da Semana Farroupilha, contaremos um “causo” a respeito da música regionalista brasileira que liga a figura do gaúcho, representado por um catarinense e o rei do baião.
Conta-se que Luiz Gonzaga iniciou sua carreira cantando e compondo choro em casas noturnas, vestido de terno e que, quando conheceu Pedro Raimundo na rádio, começou a compor seu personagem.
Pedro Raimundo, catarinense, compositor de “Adeus Mariana” cantava vestido de gaúcho. Sua descontração e exuberância valeram-lhe o slogan de O gaúcho alegre do rádio: alternava, em suas apresentações, músicas alegres com outras sentimentais. Foi o primeiro artista típico gaúcho a alcançar fama nacional. Apresentava-se com bombachas, lenço no pescoço, botas, esporas, chapéu e guaiaca.
Quando Luiz Gonzaga viu a apresentação de Pedro Raimundo disse sentir-se nu. Foi então que rei do baião, percebendo a aceitação da figura regional, colocou o chapéu do lampião e formou seu grupo: ele tocando sanfona, mais dois que tocavam o triangulo e a zabumba, lançando uma música que ensinava dançar o baião.
Esta história curiosa mostra o quanto a cultura gaúcha é forte e sobrevive até hoje. Um gaúcho ligado às tradições, sempre terá orgulho de vestir-se como gaúcho e manter sua cultura viva. Como o exemplo de sempre cantar o Hino Rio-Grandense após o brasileiro, ato destacado por muitas pessoas de outras regiões do país.
Por isso, que todo ano, durante o mês de setembro, milhares de pessoas ligadas às tradições gaúchas reúnem-se no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, para lembrarem a Revolução Farroupilha e manter acesa a chama Farroupilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário