Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Entenda os sons que os cavalos fazem


Entenda os sons que os cavalos fazem

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF
Os cavalos, assim como outros animais, tem a necessidade de se comunicar com a manada. Embora sua principal forma de comunicação seja a não verbal, os cavalos vocalizam e cada som tem um significado diferente.
O relinchar é o som mais típico do cavalo. Serve para revelar sua localização. Quando estão sozinhos, em resposta a outros cavalos ou quando estão em locais desconhecidos os cavalos relincham. E se tiver outros cavalos nas imediações, é provável que eles relinchem também.  Os potros relincham quando estão longe da mãe. É por essa razão que os cavalos tem todo um método para relinchar. Para projetar o relincho eles estendem o pescoço, levantam a cabeça e abrem a boca.
O sopro é uma forma de relinchar feito apenas com as narinas. Este é um som amigável, como se fosse um cumprimento do cavalo.  É comum o tratador entra no estábulo é frequente ouvir o “Bom dia” do cavalo através deste som. É mais frequente ver cavalos a soprar para outros cavalos da manada do que para cavalos desconhecidos.
O Bufar ou resfolegar pode ser definido como um barulho entre o relincho e o sopro. O som resulta da vibração das narinas e não da vibração na garganta. É a saída de ar expelido rapidamente que faz vibrar as narinas e produzir o som. Distingue-se facilmente do sopro, pois é o lançamento de um alerta e não tem o caráter calmo do anterior. Os cavalos bufam quando têm medo, quando querem alertar a manada para o perigo, mas também quando vêem algo novo. Pode ser entendido como curiosidade ou abordagem do cavalo a algo desconhecido.
Os cavalos também podem resfolegar para limpar as narinas e aumentar a oxigenação. Neste caso, o significado dado anteriormente não se aplica.
Os guinchos são sons de desagrado São sons agudos e fortes que os cavalos produzem muitas vezes antes de morder ou dar coices. Ao guinchar, os cavalos estão a avisar os outros cavalos de que naquele momento não querem estar perto deles. Quando garanhões se encontram, muitas vezes guincham antes de lutar. Também as fêmeas guincham quando os machos tentam cortejá-las quando não estão interessadas.
Os cavalos também podem grunhir. É um som descontínuo que produzem muitas vezes devido à excitação. Quando reconhecem um algo ou alguém. Podem fazê-lo quando reconhecem um outro cavalo ou o cavaleiro ou quando encontram água ou até para a comida.
Fonte: Arca de Noé
Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário