Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A CIDADE DE GRAMADO







































Serra Gaúcha foi habitada, desde tempos imemoriais, pelos índios caingangues. Nos séculos XVIII e XIX a região de Gramado era desbravada por descendentes deaçorianos, os chamados "tropeiros", que utilizavam a região para o descanso dogado.
Gramado foi desmembrado de Taquara e São Sebastião do Caí. Os primeiros moradores da região não eram elementos estrangeiros e teriam ali se estabelecido em 1875. Tempos após, em 1913, colonos descendentes de imigrantes alemães eitalianos ali se estabeleceram, iniciando o povoamento.
Sua denominação parece ter-se originado de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.
É sabido que Gramado é um município filho de Taquara e neto de Santo Antônio da Patrulha. "O movimento emancipacionista de Nova Petrópolis foi precipitado pelo fato de que Gramado desejava emancipar-se de Taquara e para garantir a população necessária, propôs anexar Linha Araripe, Linha Brasil e Linha Imperial".
A população destas linhas até já tinha assinado as linhas de adesão a Gramado, quando se iniciou o movimento emancipacionista de Nova Petrópolis, incentivada por São Sebastião do Caí. Da discussão, ficou com Gramado a parte já mencionada. Existem registros de quatro topônimos, ao menos, anteriores ao nome "Gramado".
O município de Gramado foi criado pela Lei 2 522, de 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara.

[editar]Geografia

Localizado na Encosta Inferior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região das Hortênsias, Gramado dista 115 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre. Faz divisa com Caxias do Sul (ao norte), Três Coroas (ao sul), Canela (a leste), Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval (a oeste).
O município é parte das bacias dos rios dos Sinos e Caí e é entrecortado por vários riachosnascentescascatas e lagos, além de possuir uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas.
Gramado foi colonizado principalmente por imigrantes alemães e italianos, mas em menor número, também foi colonizado por portuguesessírios e libaneses.

[editar]Clima

O município de Gramado pertence a zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropicalúmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

[editar]Relevo

Gramado está localizado na Serra Gaúcha. Mais precisamente, na Região das Hortênsias. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona à Gramado diversas cascatas e vales.

[editar]Vegetação

A vegetação típica de Gramado é a mata de araucárias. Entretanto, nos locais mais baixos, encontramos também a mata atlântica.

[editar]Economia

Com uma economia voltada ao turismo (90 por cento de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe, anualmente, cerca de 2,5 milhões de turistas.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo, os turistas de fora do país gastam, em média, 79 dólares estadunidenses por dia. O turista doméstico, 46 dólares estadunidenses por dia (dados da CVC).

[editar]Indústria

Atualmente existem mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil – um dos setores mais rentáveis do município.
agroindústria também tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras – de imigrantes italianos e alemães em sua maioria – em mais de 70 empresas artesanais ou semiartesanais que produzem melgeleiavinhoqueijograspa,pão caseiro e cuca.
Um detalhe da atividade econômica local é a utilização de matéria prima da própria região, como a madeira, o couro e os produtos coloniais. Mais de 300 artesãos fazem parte da associação municipal da classe, sendo que 100 famílias dependem exclusivamente desta atividade econômica.

[editar]Comércio

A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes.

[editar]Política

[editar]Administração

A administração se dá pelo poder executivopoder legislativo e poder judiciário.
O atual prefeito de Gramado é Nestor Tissot é o vice-prefeito é Luia Barbacovi.Nestor ocupou durante os últimos 8 anos o cargo de vice-prefeito de Pedro Henrique Bertolucci, eleito em 2000 e reeleito em 2004[6].
câmara de vereadores representa o poder legislativo. Sua bancada é formada por nove vereadores, e está composta da seguinte forma[7]: uma cadeira do Partido Popular Socialista (PPS); uma cadeira do Partido dos Trabalhadores (PT); uma cadeira do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); e quatro cadeiras do Partido Progressista (PP).
Fórum da Comarca é o representante do poder judiciário em Gramado.

[editar]Demografia

população do município é estimada em 33 706 habitantes; destes, cerca de 84 por cento vivendo na área urbana e 16 por cento vivendo em área rural. A densidade populacional é estimada em 142,2 habitantes por quilômetro quadrado. O gráfico a seguir mostra o crescimento populacional da cidade de Gramado[8].

[editar]Símbolos oficiais

Brasão de Gramado
Brasão
brasão de Gramado é formado por um escudo português cortado, tendo em sua parte superior, o desenho de um vale e uma araucária. Na parte inferior, sobre fundo vermelho, uma edificação em estilo alemão, e sobre fundo azul vemos ferramentas que representa o trabalho e a riqueza da cidade. Nas laterais existem ramos de hortênsiasflor símbolo da cidade e região. Sob o brasão, uma faixa amarelo carregando as inscrições "Gramado jardim das hortênsias" em letras pretas. Sobre o escudo vemos uma coroa amarela[9].
Bandeira de Gramado
Bandeira
bandeira de Gramado é composta por um fundo com 3 faixas verticais nas cores azulamarelo e verde. Sobre a faixa central é visto o Brasão de Gramado[10].
Hino
hino de Gramado tem letra e música escrita por Padre José Scholl[11].

[editar]Infraestrutura

Gramado conta com uma grande rede de infraestrutura.

[editar]Educação

Gramado possui 17 escolas de ensino fundamental e 14 escolas de educação infantil (creches). Junto às escolas, existem 13 ginásios de esportes. Nas 31 escolas, Gramado possui cerca de 4 200 alunos.

[editar]Saúde

Gramado conta com o Hospital Arcanjo São Miguel, com serviço de emergência 24 horas.
A Secretaria da Saúde do município coordena os sete postos de saúde da cidade e, através deles, atende os usuários do Sistema Único de Saúde nas especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Também oferece serviços de fisioterapia, nutrição, psiquiatria e encaminha para clínicas especializadas. Planeja e executa programas de vacinação para crianças, gestantes e idosos. Distribui medicação básica e encaminha para medicamentos especiais. Promove transporte de doentes para outras cidades. Realiza ações e eventos visando a prevenção.
Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em junho de 2008, coloca a saúde pública de Gramado na décima posição de todo o Brasil. No estudo realizado pelo Ipea, três índices registrados entre 1991 e 2000 foram considerados: mortalidade até um ano, óbitos até cinco anos e probabilidade de vida até os 60 anos[12].

[editar]Transportes

O trânsito é controlado pelas várias rótulas distribuídas entre as duas principais avenidas (Avenida das Hortênsias e Avenida Borges de Medeiros) e pela Rua São Pedro, de forte influência na cidade. Não existe fácil acesso a transporte público entre os bairros, fica concentrado na rodoviária, sendo necessário caminhar até lá ou pegar um táxi.

[editar]Segurança

Gramado conta com duas delegacias da Polícia Civil e um destacamento de 31 homens da Brigada Militar.

[editar]Eventos

cidade possui uma completa infraestrutura de eventos com dois centros para realização de feiras e espetáculos.

[editar]Turismo

Vista do lago Negro, que, junto com olago Joaquina Bier, é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado
Gramado é uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressosseminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.
Mini Mundo é um parque em forma de uma minicidade
Outros eventos importantes e que atraem milhares de turistas são o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia, esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos.
Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Museu de Cera Dreamland, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Museu de Cera Dreamland, inaugurado em dezembro de 2009, entre outros.
Outro local que merece uma visita é o Museu Medival, situado num castelo estilo medieval (o qual vem sendo construído durante os últimos 30 anos, exclusivamente por uma única pessoa, seu proprietário), além de exibir brasões e armas medievais, também abriga o único Museu de Cutelaria do Brasil, exibindo facas, espadas, adagas etc., de todas as partes do mundo.

[editar]Turismo de negócios

Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência no turismo de negócios. Em virtude deste novo nicho, a cidade construiu uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. O Gramado Sierra Park e a ExpoGramado são espaços que juntos somam 35 000 metros quadrados de área e que possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras.
Hotéis como o Serra Azul e o Serrano apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sulconstruiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

[editar]Eventos

Diversos eventos como congressos e festivais ocorrem em Gramado durante todo o ano. Durante o Inverno, por exemplo, há o Estação Gramado, o principal evento nesta época do ano. A cidade recebe outros grandes eventos, como o Festival de Cinema de Gramado e oNatal Luz.

[editar]Cidades-irmãs

[editar]Galeria


Vista Panorâmica do Lago Negro - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário