Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FAZENDA ESPINILHO ALEGRETE DE ANTIGAMENTE


FILHOS de JOÃO DE SOUSA BRASIL
A 1ª GERAÇÃO

"(...) Pois de tudo fica um pouco
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem".
(Resíduo - Carlos Drummond de Andrade)


"Other Times" (autor: Bruno Amorim)


Sobrenomes nesta página: AMARAL, ARAÚJO, ASSIS, BRASIL, CAMBAHY, CAMBAÍ, CAMPOS, COIMBRA, CRUZ, DE PAULA, DUARTE, FLAMINO, GONÇALVES, JOBIM, LENCINA, MARTINS, MILANO, MOTTA, NUNES, PEREIRA, PRATES, SANTOS, SILVA, SOUSA, SOUZA, TEIXEIRA.

Ascendentes imediatos: JOÃO DE SOUSA BRASIL e MARIA FRANCISCA DE PAULA.
No registro dos filhos do casal, não foi incorporado o sobrenome materno, como é o costume; por isso todos são SOUZA BRASIL. Além disso, todos têm o sobrenome SOUSA grafado com "Z" e não mais com "S" (grafia antiga).
F.1 – FRANCISCO DE SOUZA BRASIL (Chico) nasceu em 1859 em Rosário do Sul-RS e faleceu em Alegrete-RS em 10-03-1928, na residência de sua filha Sarah Brasil Nunes, na rua Gal. Sampaio, nº1479, de infarto do miocárdio. Casou-se em Rosário do Sul-RS, com MARIANA GONÇALVES DA SILVA, filha de JOÃO ANTONIO DA SILVA e LEONIDA GONÇALVES DA SILVA. Mariana era parente do Gal. Bento Gonçalves da Silva e prima em 2º grau de MARIANA GONÇALVES COIMBRA, casada com DIOGO DE ASSIS BRASIL. MARIANA nasceu em Rosário do Sul-RS em 1870 e faleceu em Alegrete-RS em 29-06-1941, aos 71 anos de idade, na residência de seu filho Armindo da Silva Brasil, na Praça Nova, de insuficiência cardíaca.


FRANCISCO de SOUZA BRASIL


Mariana e Francisco de Souza Brasil
FRANCISCO e sua família viveram durante muitos anos na fazenda ESPINILHO, no município de Alegrete-RS (fazenda herdada de seu pai JOÃO, com extensão de 60 quadras de sesmaria). Mais tarde, Francisco vendeu 48 quadras de sesmaria da referida fazenda para o sogro de sua filha Sarah (Gabriel Prates Nunes–"Gabito") e veio morar na cidade. As restantes 12 quadras de sesmaria foram vendidas a seu primo em 2º grau JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL, que era proprietário da fazenda Ibirapuitã, vizinha à Espinilho, para que este pudesse bloquear o tráfico público que existia em estrada vicinal entre as duas fazendas. Tanto a fazenda Espinilho como a Ibirapuitã são estâncias que pertenceram originalmente ao BARÃO DE CAMBAÍ, que, por não ter filhos vivos, legou suas terras aos sobrinhos de sua mulher ANNA MARIA DE SOUSA BRASIL (filhos de seus irmãos JOSÉ, JOÃO e FRANCISCO DE ASSIS de SOUSA BRASIL) e a seus afilhados (filhos de FLAMINO JOSÉ DA MOTTA, capataz de uma de estâncias do Barão).


Fazenda Espinilho, Alegrete-RS - Francisco, Mariana e filhos
FRANCISCO e MARIANA são pais de:

N.1.1 – ECILDA DA SILVA BRASIL
N.1.2 - ADAMASTOR DA SILVA BRASIL
N.1.3 – SARAH DA SILVA BRASIL
N.1.4 – FERNANDA DA SILVA BRASIL
N.1.5 – JOAQUIM DA SILVA BRASIL
N.1.6 – ALMANSOR DA SILVA BRASIL
N.1.7 – ARMINDO DA SILVA BRASIL
N.1.8 – CELINA DA SILVA BRASIL
N.1.9 – LEONIDA DA SILVA BRASIL
N.1.10 – GEMINA DA SILVA BRASIL
FRANCISCO era padrinho de seu sobrinho N.2.1 - VIRGÍNIA DE SOUZA BRASIL.


F.2. – VIRGÍNIA DE SOUZA BRASIL nasceu em Alegrete-RS em 09-01-1855 e faleceu também nessa cidade. Casou-se com GIUSEPPE ("JOSÉ") MILANO, natural de Tramutola-Itália (filho de NICOLA MARIA MILANO e CHRYSTINA THEREZA MILANO), que aportou em São Gabriel-RS. Consta que sua tia ANNA MARIA DE SOUSA BRASIL, a Baronesa de Cambaí (irmã de seu pai, JOÃO de SOUSA BRASIL), muito abatida após a morte de seu único filho aos 5 anos de idade, recebeu em sua casa a sobrinha Virgínia para lhe fazer companhia. A partir daí, Virgínia ficou morando com sua tia em S.Gabriel-RS e passou a ser tratada como uma filha pelo casal ANNA e seu marido ANTÔNIO MARTINS DA CRUZ JOBIM, o Barão de Cambaí (este título lhe foi outorgado pelo Imperador, em 1859).


VIRGÍNIA de SOUZA BRASIL

Durante seu período em São Gabriel-RS, VIRGÍNIA veio a conhecer o italiano GIUSEPPE MILANO, músico (tocava harpa em um conjunto musical), com quem veio a se casar. Com a morte do Barão e da Baronesa de Cambaí, e não havendo filhos vivos dessa união, VIRGÍNIA foi a sobrinha que mais se beneficiou na partilha dos bens do Barão. Virgínia tornou-se herdeira das jóias da Baronesa, e o casal Virgínia-Giuseppe Milano herdou várias fazendas que pertenciam ao Barão de Cambaí. Este foi um dos maiores fazendeiros do R.G.Sul, proprietário de mais de 30 léguas de sesmarias, em estâncias espalhadas por S. Gabriel, Alegrete e outros municípios da fronteira-oeste do R.G.Sul. Assim, Giuseppe Milano passou da condição de humilde imigrante para proprietário de várias estâncias (a maioria no município de Alegrete-RS), as quais foram depois, sucessivamente, passando para seus filhos e descendentes.
Pais de: 
N.2.1 - EURÍPIDES BRASIL MILANO
N.2.2 - EUCLIDES BRASIL MILANO
N.2.3 – EUCHARIS BRASIL MILANO

Residência dos Milano - rua Gal. Sampaio/ Alegrete-RS
(hoje Colégio Marquês de Alegrete*)

Nota da webmaster: O Marquês de Alegrete* foi LUIZ TELES DA SILVA CAMINHA e MENEZES (*1775 +1828). Para maiores informações sobre o Marquês e a história da cidade de Alegrete clicar aqui.

F.3 – PAULINA DE SOUZA BRASIL nasceu em Alegrete-RS em 1852 (foi batizada em 13-12-1852). Era proprietária de uma fazenda em Rosário do Sul-RS (herdada de sua tia ANNA DE SOUSA BRASIL, casada com o Barão de Cambaí - Antônio Martins da Cruz Jobim), a qual era administrada por seu marido. Consta que PAULINA era uma pessoa muito inteligente, apesar de ter um problema de audição (surdez parcial). Após ter ficado viúva, vendeu sua propriedade rural e passou a morar com sua irmã F.4 – CÂNDIDA DE SOUZA BRASIL, também viúva, à rua Gal. Sampaio/ Alegrete, próximo à casa dos Milano. Algum tempo depois, ela e a irmã decidiram morar em S.Paulo-SP. Com o tempo, os recursos financeiros de ambas foram minguando e acabaram num abrigo para idosos, onde Paulina veio a falecer em ~1928. Seu corpo foi transladado para Alegrete-RS, onde foi sepultada no jazigo da família Amaral. Casou-se com MANOEL JOSÉ DUARTE DO AMARAL.
Nota da webmaster: Nos Registros de Genealogia e História Familiar da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - conhecida como Igreja dos Mórmons (http:www.familysearch.org), cujos dados são, na sua maioria, obtidos a partir de documentos microfilmados, o nome de PAULINA consta apenas como PAULINA BRASIL (sem o SOUZA).
Pais de:
N.3.1 – JOSÉ BRASIL DO AMARAL (Quindonga)
N.3.2 – MARIA ELVIRA BRASIL DO AMARAL
Consta que Paulina também criava uma menina como filha (IOLANDA), que a acompanhou quando ela foi morar em S. Paulo, e por lá casou.



F.4 – CÂNDIDA DE SOUZA BRASIL nasceu em Alegrete-RS em ~1850 ou 1851. Assim como sua irmã F.3 – PAULINA DE SOUZA BRASIL, Cândida herdou uma fazenda em Rosário do Sul-RS de sua tia ANNA DE SOUSA BRASIL, a Baronesa de Cambaí, a qual era administrada por seu marido. Após ter ficado viúva, CÂNDIDA vendeu sua propriedade rural em Rosário e foi morar em Alegrete-RS com sua irmã PAULINA, também viúva, em uma casa próximo ao casarão dos Milano. Algum tempo depois, mudaram-se para S.Paulo-SP, mas os recursos financeiros de ambas foram diminuindo progressivamente e acabaram por ir morar num asilo. Casou-se em Rosário do Sul-RS em 1871 com ANTÔNIO (Tonico) LENCINA*, este nascido em Rosário do Sul.
Nota da webmaster: Há discordância quanto ao nome do marido*de Cândida, entre os dados obtidos por tradição oral e aqueles existentes nos Registros de Genealogia e História Familiar da Igreja dos Mórmons (http:www.familysearch.org ). Segundo seu afilhado B.1.4.1 - MÁRCIO BRASIL DOS SANTOS, Cândida casou-se com ANTÔNIO (Tonico) LENCINA, enquanto no Index Genealógico do sítio da Igreja dos Mórmons consta uma CANDIDA DE SOUZA BRASIL, falecida em 26-03-1925 e casada com MANOEL THEODORO DE ALMEIDA, este falecido em 08-06-1927. Como temos conhecimento de que Cândida era viúva e que foi morar com sua irmã PAULINA após a viuvez, não poderia ela ter falecido antes de seu marido, como consta no sítio dos Mórmons. Assim, esses dados do Index Genealógico da Igreja dos Mórmons podem corresponder à outra CÂNDIDA (homônima). Pesquisas adicionais são necessárias para um esclarecimento definitivo.
Sem filhos legítimos, mas adotaram uma menina (Celina) como filha. Esta era filha legítima de SILVÉRIA BRASIL DA MOTTA (uma das filhas de FLORINDA de SOUZA BRASIL - ver abaixo) e de FRANCISCO VALERIANO TEIXEIRA.
N.4.1 – CELINA BRASIL DA MOTTA TEIXEIRA

Cândida era madrinha de seu sobrinho-neto B.1.4.1 - MÁRCIO BRASIL DOS SANTOS, filho de sua sobrinha N.1.4 -FERNANDA DA SILVA BRASIL e neto de seu irmão F.1 – FRANCISCO DE SOUZA BRASIL.

Florinda de Souza Brasil- acervo de Lara Oleques
F.5 – FLORINDA DE SOUZA BRASIL, filha natural reconhecida por JOÃO DE SOUSA BRASIL, nasceu em Alegrete-RS em ~1854 (batizada em 09-01-1855) e faleceu nessa mesma cidade em ~1898. Casou com FLAMINO JOSÉ PEREIRA DA MOTTA (ou FLAMINO DA MOTTA FILHO), nascido em Alegrete/RS em ~1849 e falecido antes de 1949, em Alegrete. Flamino era filho de Antônia Nunes Pereira e Flamino José da Motta, este capataz da estância Ibirapuitã em Alegrete-RS, pertencente ao Barão de Cambaí. Homem magnânimo, o Barão fez dos filhos de Flamino José da Motta - seus afilhados - herdeiros de parte da vasta estância Ibirapuitã, entre os rios Caverá e Ibirapuitã.
Veja aqui uma história pitoresca sobre Flamino José da Motta, sogro de FLORINDA de SOUZA BRASIL, escrita pelo tradicionalista alegretense CILÇO ARAUJO CAMPOS, bisneto de Flamino. É um relato verídico sobre o dia em que o Barão de Cambaí conheceu o valente gaúcho Flamino, que retornava aos pagos no final da Guerra do Paraguai.
O Barão de Cambaí era casado com ANNA MARIA DE SOUSA BRASIL, tia de FLORINDA por parte de pai.

FLORINDA e FLAMINO JOSÉ são pais de:
N.5.1 – EMILIANO BRASIL da MOTTA
N.5.2 – SEVERINO BRASIL da MOTTA
N.5.3 - EUDOR (ou ODORICO?) BRASIL DA MOTTA
N.5.4 – OLINDA (Iqueza) BRASIL da MOTTA
N.5.5 – LEONINA/ LEONIRA (Moça Ruiva) BRASIL da MOTTA
N.5.6 – ELEANDRO BRASIL da MOTTA
N.5.7 – ANTÔNIO JOSÉ BRASIL da MOTTA

Também há informações (sujeitas a confirmação ainda) que são filhos de FLORINDA e FLAMINO:
N.5.8 – SILVÉRIA BRASIL da MOTTA
N.5.9 – CLAUDINA BRASIL da MOTTA 

Nota da Webmaster:
Não está ainda bem esclarecido, mas consta que FLAMINO JOSÉ PEREIRA DA MOTTA teria tido um primeiro casamento com CASTORINA (ou Catarina) OURIQUES, de cuja união tiveram uma filha de nome CACILDA MOTTA.
Um dado que favorece essa hipótese é que na lista dos filhos-herdeiros que consta no inventário de Flamino José, existente no Arquivo Público de Porto Alegre-RS, está documentado que Cacilda tinha 22 anos, à época, enquanto os demais filhos eram todos crianças: Emiliano (13 anos), Severino (8 anos), Eudor ( 7 anos), Leonira (2 anos) e Olinda (1 ano). Ou seja, há uma grande diferença de idade entre Cacilda e seus irmãos.
Outra fonte, todavia, menciona que Cacilda seria filha do primeiro casamento de CASTORINA OURIQUES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário