Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FERRO A CARVAO OU FERRO CAMPEIRO




Ferros de Passar Roupa ( à carvão )

Você consegue imaginar a vida sem o ferro de passar roupa?
A história do ferro se inicia quando o homem passa a utilizar tecidos para ser vestir, e percebe que o aspecto amarrotado não é dos mais agradáveis. E aí começam a surgir as mais variadas formas de alisar e dar brilho às roupas.
As primeiras peças parecidas com o que conhecemos hoje são os ferros maciços, feitos na forja. Estes modelos eram esquentados sobre estufas alimentadas a carvão, na lareira ou sobre a chapa do fogão a lenha. A desvantagem deste tipo de ferro é que obrigava a ter vários deles, pois iam se revezando na mão da passadeira à medida que esfriavam.
A vida dos passadores, alfaiates e donas de casa começou a melhorar no século XVII, quando surgiu o ferro a carvão. Neste caso bastava um ferro, que ia sendo abastecido à medida que a brasa virava cinza. Aí também tinha um problema: às vezes saía fuligem de dentro do ferro, ou pior: faíscas. E lá se ia uma bela peça de roupa ou um lençol branquinho.
No século XX veio a solução definitiva – pelo menos até agora –: o ferro elétrico. Leve, versátil, seguro, popularizou o ferro de passar como um utensílio do cotidiano de todos os lares. Este modelo foi aperfeiçoado com o ferro a vapor, hoje o mais comum.
(Fonte : Fundação Cultural de Joinville)
Foto feita no Museu do Santuário do Caraça . Esses ferros eram utilizados à época do funcionamento do antigo colégio, pelos seminaristas.
Se usava se muito nos tempos de antanho mas nao era so de gaucho q coisa unversal se tratando ferro a cavao indiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário