Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A ORIGEM DA GAITA DE FOLE


A origem das gaitas

Olá pessoal, aqui está um breve relato da origem (ou pelo menos do consenso) das gaitas-de-foles.
Qualquer coisa me escrevam.


As gaitas-de-foles, diferindo da cultura popular, não são Celtas de origem. As gaitas mais antigas que se tem registro vêm do próximo Oriente, entre a região da Mesopotâmia e as Bálcãs; mais especificamente, há traços de gaitas no Egito e Babilônia, para esta inclusive há uma passagem no Evangelho de Daniel (Daniel 3:5) sobre a banda do Rei Nabucodonosor II, que incluiria gaiteiros. Similarmente, achados arqueológicos, tais como murais e pergaminhos, e até mesmo possíveis componentes de gaitas primitivas, apontam que existiam gaitas no Egito Antigo também, datadas de 2000 anos antes de Cristo, aproximadamente. As gaitas, no entanto, se difundiram rapidamente; o que, em parte, nos leva a crer que são mais antigas ainda. Em 2004, na Irlanda, foram achados tubos de madeira dispostos tais como uma gaita-de-foles. Há sinais que eles estariam presos a uma outra peça, esta seria o saco de couro, que não resistiria ao tempo, pois uma datação de carbono aponta que os vestígios datam dentre 2120 e 2085 antes de Cristo.
Possível gaita-de-foles, encontrada na Irlanda e datada de 4000 anos. Site da Associação Gaita-de-Foles, Portugal.
            Outro ponto interessante é a nomenclatura da gaita-de-foles. Um dos povos que popularizaram a gaita na Europa foram os godos, oriundos de algum lugar entre o Mar Báltico e o Mar Negro. Na língua gótica, existe uma palavra usada para designar cabras, é “gaits”. Não por coincidência, o couro de cabras e similares era muito usado para a fabricação de gaitas-de-foles tanto no Oriente Médio quanto no Norte da África e Europa. Possivelmente não por coincidência, não só em português e espanhol as gaitas tem tal nome, mas também na Turquia e regiões dos Bálcãs (gaida), no Leste Europeu (gajdy ou gajde, dependendo da região), e no Norte da África, como no Marrocos e vizinhos (ghaita ou rhaita, dependendo da região).
Detalhe de pintura por Bosch. Imagem da Wikipedia.
            Durante a Idade Média e a Renascença européia, e talvez até antes disso, as gaitas-de-foles eram os instrumentos campais por excelência; tal fato é visível não apenas em manuscritos e iluminuras, mas também em quadros de mestres tais como Bosch e Ter Brugghen. No entanto, com o progresso da música erudita e dos instrumentos contemporâneos, as gaitas vagarosamente caíram no desuso, em parte por sua associação com o meio rústico rural, que batia de frente com a pompa e complexidade das orquestras modernas. Resultantemente, as gaitas viraram instrumentos fabricados exclusivamente por artesãos, às vezes nem se encaixando numa escala “comum” musical. Portanto, diferem de uma para outra de tal forma que o toque em conjunto pode ser prejudicado; embora galegos e irlandeses, em especial, tenham se organizado excepcionalmente bem nesses aspectos. Outro aspecto campestre da gaita pode ser evidenciado nos estilos musicais tocados nelas, estes variam de vagarosas e montanhesas melodias escocesas, os Piobaireachd, e os jigs irlandeses, até danças de camponeses galegos e bretões, como as foliadas e alboradas galegas.
            Para saber mais sobre a história das gaitas sugerimos:
"Bagpipes - The Story of The Bagpipe - William H. Grattan Flood - 1911." Scribd. Web. 14 Dec. 2010.http://www.scribd.com/doc/28812267/Bagpipes-The-Story-of-The-Bagpipe-William-H-Grattan-Flood-1911 - grande obra, de língua inglesa, que relata a história das gaitas (ainda não tive a chance de ler tudo).
"The Book of Daniel-3." Brit-Am Lost Ten Tribes. Web. 14 Dec. 2010. http://britam.org/Daniel/daniel3.html - detalhanda explicação sobre as gaitas na Bíblia, incluindo a morfologia das palavras antigas referente às gaitas-de-foles.
Associação Gaita-de-Foles | Portuguese Bagpipe SocietyWeb. 14 Dec. 2010. http://www.gaitadefoles.pt/index.html - site da Associação Portuguesa de Gaitas-de-Foles, ele inclui material sobre muitas gaitas européias e de Portugal; site muitíssimo bom, confiável e de fácil navegação.
Por André Roithmann
Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário