Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Santana do Livramento


Santana do Livramento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Santana do Livramento
"Livramento"
Santana do Livramento

Santana do Livramento
Bandeira de Santana do Livramento
Brasão de Santana do Livramento
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário30 de Julho
Fundação1823
Gentílicosantanense
Prefeito(a)Glauber Lima (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Santana do Livramento
Localização de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul
Santana do Livramento está localizado em: Brasil
Localização de Santana do Livramento no Brasil
30° 53' 27" S 55° 31' 58" O
Unidade federativa Rio Grande do Sul
MesorregiãoSudoeste Rio-grandenseIBGE/2008 [1]
MicrorregiãoCampanha Central IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesRiveraDom PedritoQuaraí eRosário do Sul.
Distância até acapital498 km
Características geográficas
Área6 950,370 km² (BR: 211º)[2]
População82 513 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade11,87 hab./km²
Altitude208 m
Climasubtropical
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,803 elevado PNUD/2000 [4]
PIBR$ 888 848,986 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 10 484,31 IBGE/2008[5]
Página oficial
Santana do Livramento (originalmente "Sant'Ana do Livramento") é ummunicípio do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se a uma latitude30º53'27" sul e a uma longitude 55º31'58" oeste, estando a uma altitude de 208 metros e a uma distância de 498 km da capital Porto Alegre, a 500 km deMontevidéu (capital do Uruguai), 634 km de Buenos Aires (capital da Argentina), 2 434 quilômetros de Brasília (capital do Brasil) e 380 km do porto de Rio Grande.
No último censo realizado, Livramento apresentou um dos maiores índices de evasão populacional em todo o estado (-9,18 por cento). Em números absolutos, se destaca na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tendo perdido mais de 8 000 habitantes desde o censo de 2000, caindo de 90 849 pessoas para 82 513 habitantes. Possui uma área de 6 950,37 km², sendo o segundo maior município gaúcho.
Faz parte da Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, destacando-se napecuária (bovinos e ovinos) e na produção de arroz e soja. Mais recentemente, vem ampliando a produção frutífera, com destaque para a vitivinicultura.
Em 2009, foi declarada oficialmente pelo governo brasileiro como a cidade-símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercosul.[6]

Índice

  [esconder

[editar]História

Os primeiros ocupantes conhecidos da região do atual município foram os índioscharruas e minuanos. Em seguida, vieram jesuítas espanhóis. Em 1810, a instabilidade política que levaria à independência das colônias espanholas naBacia Platina motivou a vinda de tropas portuguesas para a região, com a finalidade de resguardar a fronteira luso-espanhola. Essas tropas, comandadas porDiogo de Sousa, conde de Rio Pardo, deram início à atual cidade de Santana do Livramento, através da construção de uma capela dedicada à santa homônima. A povoação portuguesa permanente da região iniciou-se com a doação de sesmariasfeitas pelo Marquês de Alegrete, em 1814[7]. Fundada a cidade em 30 de julho de1823, foi elevada à categoria de município em 1857, emancipando-se de Alegrete.
Santana do Livramento situa-se na fronteira do Brasil com o Uruguai; do outro lado da divisa seca (uma rua urbana), situa-se Rivera. É um dos municípios mais antigos, históricos e o segundo maior em extensão territorial do Rio Grande do Sul. Atravessou períodos de grande prosperidade, quando despontavam grandeslanifíciosfrigoríficos, organizações sociais e clubes de futebol. Lentamente, a economia foi fenecendo, por múltiplas razões, dentre as quais podem ser citadas: isolamento (distância de outros centros econômicos expressivos), visão centralista (na política, na indústria, no comércio, na organização territorial), opção econômica voltada centralmente para a agropecuária e o comércio, sem ênfase ao desenvolvimento da indústria, que realiza o papel de "ponte" entre as atividades anteriores e posteriores citadas.
A atividade principal é a pecuária (ovina e bovina) com produção de carne para os principais frigoríficos do Estado, seguida pela agricultura (arroz e soja), bem como a fruticultura, com ênfase na produção de peraspêssegosuvas viníferas e de mesa (em início), ameixasmorangosmelancia (exportando toneladas para São Paulo), mamãomelão, entre outras frutíferas. Há também uma bacia leiteira em franca expansão, com parte do leite sendo adquirido por um laticínio de Pelotas. O município tem potencial para grande produção dada sua vocação pastoril e a crescente qualidade dos rebanhos Jersey e Holandês, sobretudo.
Livramento registra mais de 100 quilômetros de faixa de fronteira seca com oUruguai.
Fundado em 14 de julho de 1902, o Esporte Clube 14 de Julho é terceiro clube defutebol mais antigo em atividade do Brasil, atrás apenas de Rio Grande e Ponte Preta (ambos fundados em 1900), e o primeiro clube brasileiro a vencer um torneio internacional: a Copa La France, em 1909.
Em 1912, passou a ter a primeira estação de trem do Brasil com tráfego internacional, entre Santana do Livramento e Rivera (Uruguai), fazendo com que os trens pudessem ligar Rio de Janeiro e São Paulo a Montevidéu e Buenos Aires. Atualmente, o Trem Internacional encontra-se desativado[8].
Possui o mais antigo campo de golfe do Brasil, fundando em 4 de julho de 1917 com o nome de "Armour Golfe Clube", passando a se chamar posteriormente de "Clube Campestre de Livramento" em 1959. É o terceiro clube de golfe mais antigo do país, sendo mais novo apenas que o São Paulo Golf Club (1901) e o Santos São Vicente Golf Club (1915)[9].
A área do município localizada entre o Rio Quaraí e o Arroio Invernada(denominada como Rincão de Artigas) é reclamada pelo Uruguai desde 1934.
futebol 7 foi criado em 1965 em Santana do Livramento, onde ocorreu 1º Campeonato Regional. Na ocasião, foi criada, também, a primeira regra oficial desse esporte de que se tem registro[10].

[editar]Economia

Sua economia baseia-se no comércio, na agricultura, na pecuária e na vitinicultura. Constitui com a cidade vizinha Rivera, no Uruguai, uma conurbaçãobinacional, denominada Fronteira da Paz, que soma cerca de 140 000 habitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário