- Ronaldo Marcos bastos
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
- Médico,formado pela antiga Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Pesquisador fotográfico há mais de 47 anos. Atualmente participa como colunista do Programa Pampa News na TV Pampa onde, nas quartas-feiras às 18:10min, apresenta o quadro "Uma História Fotográfica".
FOTO ADIVINHAÇÃO
Hoje estamos postando uma nova Foto Adivinhação e dando o resultado da anterior. Recebemos 418 respostas e o número de acertos foi novamente muito bom: 398 respostas estavam corretas. Parabéns a todos os que participaram mesmo que não tenham acertado.
A resposta correta era a antiga Casa de Correção de Porto Alegre (Cadeião do Gasometro).
A imagem que estamos postando hoje é de um grande edifício que teve a sua pedra fundamental lançada em 1865 mas sua construção somente terminou em 1888. Situa-se na zona mais antiga da cidade e o projeto original esteve a cargo do arquiteto frances Mr. Vilain que também construiu a primeira hidráulica da cidade. Após a morte deste, o Mestre João Grünewald terminou a obra.
Como dica podemos dizer que se trata do maior edifício do Século XIX até hoje preservado na cidade depois do Mercado Público.
Que edifício é esse?
Também vale dizer onde está situado
Os acertadores receberão uma foto brinde, em alta definição e que poderá ser ampliada e enquadrada se assim desejarem.
Participe , voce pode tentar várias vezes até acertar
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ronaldomarcos.bastos@gmail.com
QUINTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2010
A Energia Elétrica em Porto Alegre – Parte II
Planta em Perpectiva da Usina do Gasometro - 1926
A CEERG, companhia que se formou em 1925 e absorveu a Fiat Lux, foi quem iniciou a construção da usina. Para isso contratou a Cristiani & Nielsen Engenharia, uma empresa com sede na Dinamarca que foi quem projetou e construiu a usina. A fotografia (retirada do livro “Porto Alegre em Revista” – 1926) mostra o projeto em perspectiva feito por essa empresa de engenharia.
Porto Alegre e a Nova Iluminação Pública – 1938
Nos primeiros anos de funcionamento da Usina do Gasometro havia abundância energética. Em função disso, a prefeitura implantou, principalmente no centro da cidade, um moderno sistema de iluminação para as ruas, avenidas e praças, em substituição aos velhos lampiões de gás. Praça da Alfândega (foto acima) e Rua da Praia(foto abaixo).
Engenheiros Americanos – 1928
Esta fotografia mostra dois engenheiros americanos que vieram a Porto Alegre para trabalhar na construção e implantação da usina a partir da assinatura do contrato com a Bond and Share. Não havia indicação no verso da fotografia que esclarecesse uma dúvida: ou um deles era muito baixinho ou o outro era muito alto;fica a dúvida.
Construção da Chaminé da Usina do Gasometro – 1936
Apesar de ter iniciado suas operações em 1928, somente em 1937 foi colocada em funcionamento a chaminé de 117 metros de altura que acabou por se tornar um dos símbolos da cidade. Isto ocorreu porque a fuligem emanada das primitivas chaminés que eram muito baixas,infernizavam a vida dos moradores do centro e cidade baixa, principalmente.
Bonde Brill – Década de 60
Quando a Bond and Share assumiu o controle da energia elétrica, absorveu também a Companhia Carris Porto-Alegrense. Em dezembro de 1928 encomendou os modernos Carros Brill que vieram da Filadélfia nos EUA. Isto só foi possível porque havia condições de fornecimento da força eletromotriz necessária. Estes bondes circularam até o encerramento dos serviços em 08 de março de 1970.
Controle do Fornecimento de Energia para a Carris
Além da corrente alternada utilizada para o sistema de iluminação, a usina fornecia a força eletromotriz em corrente contínua especialmente para a movimentação das dezenas de bondes da Companhia Carris Porto-Alegrense. Esta fotografia mostra a secção de controle deste fornecimento no interior da usina.
Trabalho de Manutenção na Usina do Gasometro – 1950
A usina não só gerava energia como também tinha um parque de manutenção onde trabalhavam mecânicos,eletricistas,torneiros e outros tantos operários encarregados da manutenção dos sistema de produção e distribuição da energia elétrica em Porto Alegre.
José Montaury de Aguiar Leitão e Alberto Bins
Dois intendentes que foram protagonistas de importantes decisões relativas a energia elétrica em Porto Alegre. José Montaury (foto acima) foi quem construiu a primeira usina elétrica municipal em 1908 para levar iluminação aos bairros da capital. Alberto Bins foi quem costurou politicamente o projeto que trouxe a Bond and Share em 1928, alavancando substancialmente o fornecimento de energia elétrica para Porto Alegre.
Osvaldo Cordeiro de Farias e Leonel Brizola
Dois governadores que tiveram fundamental participação na história da energia elétrica no estado. Cordeiro de Farias (foto acima) criou a Comissão Estadual de Energia Elétrica(CEEE) em 1943 abrindo o caminho para a estatização dos serviços. Leonel de Moura Brizola (foto abaixo) encampou os serviços em 13 de abril de 1959 e criou a Companhia Estadual de Energia Elétrica(CEEE) em 19 de dezembro de 1963.
QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2010
A Energia Elétrica em Porto Alegre – Parte I
Rua Sete de Setembro – 1895
Nesta vista da Rua Sete de Setembro no final do século XIX podemos observar, em primeiro plano o Edifício da antiga Delegacia Fiscal(hoje sede do Banrisul) e mais ao fundo a chaminé da Fiat Lux.
Fundador e 1º Presidente da Companhia Fiat Lux
Aimable Jouvin, cidadão francês radicado em Porto Alegre, era proprietário de uma farmácia na Rua dos Andradas e obteve a concessão para exploração dos serviços de energia elétrica em todo o estado. Conseguiu organizar a Fiat Lux em 1887 que foi a única empresa que ele montou baseado em sua concessão. O primeiro presidente da Companhia foi Graciano Alves de Azambuja.
Interior da Usina Elétrica Municipal
A Usina Elétrica Municipal tinha uma pequena capacidade geradora pois, foi concebida para suprir a iluminação pública dos bairros. Entretanto, com o passar do tempo, levou energia elétrica também aos consumidores particulares.Chegou a ter mais de 1500 assinantes em diferentes bairros da capital.
José Montaury de Aguiar Leitão - 1900
Foi o Intendente que criou a Usina Elétrica Municipal em 1908. A sua preocupação era a inexistência de iluminação nos bairros de Porto Alegre já que o centro da cidade era suprido pela Fiat Lux e tinha iluminação pública por lampiões a gás fornecido pelo Gasometro.
Interior da Usina de Força e Luz – 1918
As instalações geradoras da Companhia de Força e Luz eram de grande capacidade. A geração era suficiente para movimentar toda a locomoção dos bondes e ainda sobrava para ser vendida a consumidores particulares. A usina fornecia corrente continua e também corrente alternada.
Garagem e Oficinas da Companhia de Força e Luz – 1920
Situava-se na Avenida João Pessoa na esquina com a Sarmento Leite. Neste local funcionaram as oficinas e a garagem dos bondes elétricos a partir de 1908.O terreno dava fundos para a Rua Lima e Silva. Este prédio foi demolido algum tempo depois da retirada dos bondes de circulação naquele melancólico dia 08 de março de 1970.
Primeiros Dias de Circulação dos Bondes Elétricos – 1908
A criação da Companhia de Força e Luz trouxe para a cidade a possibilidade da implantação de um moderno sistema de transporte coletivo movido a eletricidade: os saudosos bondes elétricos. Nesta fotografia podemos observar dois bondes e vários populares fazendo pose para Virgílio Calegari na Rua Marechal Floriano esquina com Riachuelo.
Encontro de Linhas – 1910
Porto Alegre viveu uma situação inusitada nas duas primeiras décadas do século XX. O fato de existirem tres diferentes geradoras de energia elétrica operando simultaneamente fez com que, em muitos lugares, se misturassem suas linhas de transmissão acrescidas dos postes de linhas telefônicas. A sensibilidade do fotógrafo nos legou esta imagem muito significativa
Contador de Consumo Elétrico
Medidores de consumo elétrico foram implantados pela Fiat Lux nos domicílios dos consumidores a partir de 1908. Este fato permitiu que a cobrança fosse realizada nos mesmos moldes que ocorre hoje em dia, ou seja: quem gasta muito paga muito, quem gasta pouco paga pouco. Foram os primeiros medidores instalados no RGS.
Diretor-Presidente da Companhia de Força e Luz – 1916
Nesta fotografia podemos observar o Dr. Possidonio Mâncio da Cunha Júnior em seu gabinete de trabalho na Companhia de Força e Luz. O Dr. Possidonio foi o grande idealizador e sócio majoritário da Companhia. Também participava como um dos principais acionistas da Companhia Telefonica Rio-Grandense além de ser Presidente da Companhia Predial e Agrícola.
Ação da Força e Luz – 1906
O investimento realizado pela Companhia de Força e Luz para implantar a rede de trilhos e linhas, construir a usina geradora e as oficinas além de adquirir na Inglaterra os bondes elétricos, foi de grande monta. Isso exigiu a constituição de uma sociedade com quotas de capital distribuídas entre vários acionistas. Esta fotografia mostra uma destas ações no valor de 200 Mil Réis.
QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2010
O Mercado Público de Porto Alegre
Mercado Público – 1875
Esta é a mais antiga fotografia conhecida do Mercado Público de Porto Alegre. Foi tomada por Luis Terragno desde a esquina com o Caminho Novo(atual Voluntários da Pátria. Observar a arborização no interior do mercado.
O Mercado Tomado Pelas águas na Enchente de 1941
Devido a sua proximidade com o Guaíba, o mercado sofreu historicamente com a enchentes que assolaram a cidade no passado. Em 1941, a maior enchente da história da cidade, o mercado paralisou suas atividades pois o nível das águas atingiu mais de um metro em sua área.
QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2010
Os Primórdios da Aviação em Porto Alegre
Primeira Ascensão de um Balão em Porto Alegre 1905
Clique aqui para ver a Primeira Ascensão de um Balão em Porto Alegre 1905
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Primeiro Avião que Sobrevoou Porto Alegre em 1911
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O Circo das Touradas – 1901
Nesta fotografia, tomada por Lunara, podemos observar a localização do Circo das Touradas no então Campo da Redenção. No local se realizavam principalmente espetáculos de touradas mas, o local também servia para outros tipos de eventos. Cabe lembrar que nos primórdios do cinema em Porto Alegre, algumas projeções foram realizadas naquele local.
Panorama do Prado do Menino Deus – 1907
Esta fotografia de Virgilio Calegari, tomada dos altos do morro do Menino Deus, mostra um panorama da área onde se localizava o Hipódromo Rio-Grandense. A área ainda existe e hoje está entregue a Secretaria da Agricultura do Estado. Após este primeiro vôo, este local ficou sendo utilizado como campo de pouso para eventuais aviões que chegavam a Porto Alegre até a abertura do Aeroporto São João.
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