Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

4° Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha


4° Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha acontece no próximo sábado

Publicado por  on mai 28th, 2012 arquivado em Eventos. Você pode acompanhar os comentários se cadastrando RSS 2.0. Você pode deixar um comentário aqui
1
A Fundação Associação de Muleiros da Serra Gaúcha promove, no dia 2 de junho, o 4º Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha e resgate da rota dos tropeiros. As atividades iniciam com a inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros de Fazenda Souza e benção aos tropeiros.
A cavalgada sai às 9h de Fazenda Souza com destino à Vila Seca, passando pelos Campos de Pouso Alto. Na chegada, acontece a inauguração do Marco da Rota dos Tropeiros de Vila Seca e o descerramento da placa comemorativa do Centenário da Capela do Divino que homenageia os tropeiros açorianos que difundiram a devoção ao Divino Espírito Santo. Na ocasião também será aberta oficialmente a 5° Festa do Pinhão da Vila Seca.
Projeto Tropeiro Brasil
O trabalho de resgate às origens desenvolvido pela Fundação faz do Rio Grande do Sul um integrante do projeto “Tropeiro Brasil”, ao lado de outras associações dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O projeto é coordenado pela ONG NATA (Núcleo dos Amigos da Terra e da Água) em parceria com as Universidades de Girona, na Espanha, e Coimbra, de Portugal. O objetivo é reunir documentos que resgatem a importância do tropeirismo para o desenvolvimento econômico e cultural do país e fazer com que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o reconheçam como bem imaterial e cultural da humanidade. ( Fotos Chimia Lorencett).

Nenhum comentário:

Postar um comentário