Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CAVALO AKHAL TEKE


CAVALO AKHAL TEKE

PELAGEM: Predominantemente alazã-dourada, mas há incidência de castanhos e tordilhos e ocasionais pintas brancas sobre a pelagem básica.
FUNÇÃO: Todas. As tribos usam o cavalo para a lida e para o lazer, inclusive corridas e práticas de salto.
ORIGEM: 3.000-2.000 a.C.
TEMPERAMENTO: Sangue quente
MEIO AMBIENTE: Deserto

CARACTERÍSTICAS

Olhos grandes
Narinas bem abertas, o que resulta numa expressão atrevida
Pernas longas e magras, com juntas altas em relação ao solo; 
Corpo longo, estreito, tubular

Cabeça elegante de perfil retilíneo. Cabeça num ângulo de 45º 
Pescoço comprido e fino, posto muito alto e levado quase verticalmente ao corpo

Pouca profundidade à altura da barrigueira, devido ao comprimento excepcional das pernas.
O akhal-teke é um cavalo de estatura mediana, quase sempre de pelagem dourada, com um físico mais longo do que encorpado.
Tem todas as características do cavalo do deserto: magro de pele fina, resistente ao calor. A cabeça possui um perfil reto, a ganacha é desproporcionalmente larga em relação ao focinho e as orelhas são grandes. A cernelha é acentuada e a garupa é caida, com a resultante inserção baixa da cauda.
De um modo geral, esta raça exibem permanente agressividade, com as orelhas para trás,achatadas contra a cabeça, e edentes à mostra.
Talvez haja até uma relação entre o akhal-teke e o árabe munaghi, raça de cavalos de corrida. O akhal-teke existe há mais de 3 mil anos na área da atual Turcomênia. É oriundo dos oásis do deserto de KaraKum, com suas colinas áridase suas depressões. O principal centro de criação fica em Ashkahabad, no sopé dos montes Kopet-Dag, a 30 km da fronteira com o Irâ.
A raça contribuiu para o aperfeiçoamento de muitas outras sem ser influenciada por nenhuma. Os turcomanos tinham o akhal-teke como cavalo de corridas, preparando-o para isso com extremo cuidado: dieta de alfafa, bolas de gordura de carneiro, ovos, cevada e bolos de farinha. Para defendê-los do calor e do frio, esses corredores eram envolvidos pelos seus criadores em mantas de feltro.
O akhal-teke não se ajusta aos padrões ocidentais. O cavalo tem robustez e resistência sem limites, e seu desempenho, cobrindo distâncias imensas em condições desérticas, é excepcional.
Conta-se que um animal cobriu 4.152 km em 84 dias, distância entre Ashkabad e Moscou, atravessando mais de 400 km de deserto, com ração mínima de alimento e água.
Fonte: www.saudeanimal.com.br
Akhal-Teke surgiu dos oásis do deserto Kara Kum, com suas colinas áridas e depressões. Ele era usado pelos turcomanos como cavalos de corridas devido à serem conhecidos como animais com grande resistência e coragem, sendo tratados com alfafa, gordura de carneiro, manteiga, ovos e cevada. Com uma conformação que pode ser comparada com o Árabe, a sua cabeça é longa e leve, com olhos e narinas expressivos. Suas orelhas são relativamente compridas e espaçadas, seu pescoço é comprido e fino. O corpo é longo, com peito estreito e costelas finas, dando a impressão de um animal forte, porém enxuto. As pernas são longas e delgadas, seus tendões são extremamente aparentes, com articulações altas em relação ao solo. É um animal de extrema resistência e robustez.
Em 1935, quinze cavalos desta raça atravessaram de Ashkhabad para Moscou, atravessando o deserto de Kara-Kum, sem água , num trajeto de aproximadamente 367 Km. Neste mesmo trajeto eles conseguiram uma outra façanha: 4152 Km em 84 dias com rações mínimas de alimento e água. Um cavalo da raça Akhal–Teke chamado Absent, ganhou o Prix de Dressage nas Olímpiadas de Roma em 1960. Sua altura é de 1,52m, é um animal de sela, com origem de 3000-2000 a.C na Turcomenia e Eurásia Setentrional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário