Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A ROTA DOS TROPEIROS



Releases

19/11/2008
Lançada a Rota dos Tropeiros do Rio Grande do Sul


Foto: Daiana Silva

Quando que nossos antigos tropeiros imaginariam que suas longas e cansativas jornadas, seus hábitos, costumes e gastronomia pudessem ser resgatados e transformados em atrações para visitantes? 

A Rota dos Tropeiros no Rio Grande do Sul é o mais novo produto turístico desenvolvido na região dos Campos de Cima da Serra e foi lançada oficialmente no 20º Festival do Turismo de Gramado, uma das maiores feiras do setor na América Latina. O evento ocorreu na última sexta-feira, dia 14, no estande da Rota dos Campos de Cima da Serra. 

O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, José Heitor Gularte, participou do lançamento junto a prefeitos, secretários de turismo, empreendedores e representantes do Sebrae. Para ele, a Rota dos Tropeiros é uma importante conquista e que com certeza irá atrair ainda mais visitantes aos Campos de Cima da Serra e ao Estado.

Para a secretária de turismo Novembrina Menegolla, de Cambará do Sul, que discursou em nome da Rota dos Campos de Cima da Serra, o lançamento da Rota dos Tropeiros marca uma nova etapa para o turismo regional. 

"Fiquei muito feliz em chegar no festival e ver os empreendedores da nossa região trabalhando, fazendo contatos e negociando. Mostra que estamos no caminho certo e que este novo produto turístico vem para ajudar ainda mais no desenvolvimento turístico da região", disse.

Representando o poder privado, o empreendedor Antonio Carlos Detanico, de São Francisco de Paula, falou sobre a saga do tropeirismo, sua importância histórica e agradeceu ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos pelo Sebrae e pelos prefeitos e secretários da Rota dos Campos de Cima da Serra.

A Rota dos Tropeiros prima pelo resgate da história do grupo de comerciantes que partiam do Rio Grande do Sul para vender mulas e outros produtos em São Paulo e Rio de Janeiro, na época do Brasil Colônia. 

O principal objetivo é aproveitar as belezas naturais e culturais, oferecendo quatro opções de turismo aos visitantes: rural, cultural, ecoturismo e aventura. E desta forma, aumentar o fluxo de turistas na região dos Campos de Cima da Serra em 6% até 2010.

Atualmente 70 empreendimentos dos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria fazem parte do projeto.

De acordo com a gestora do projeto, Luciana Thomé, do Sebrae/RS, o próximo passo será a integração com o estado do Paraná, que utiliza o mesmo nome em seu produto turístico. 

"Em agosto deste ano já foi iniciada essa aproximação por meio da cessão de uso da marca Rota dos Tropeiros à Rota dos Campos de Cima da Serra. Agora, precisamos unir os trabalhos para uma integração que poderá gerar muitos benefícios aos gaúchos, maior visibilidade ao roteiro e o fortalecimento das micro e pequenas empresas integrantes do projeto turístico", finaliza.

O evento encerrou com apresentação do grupo de danças Herdeiros da Tradição, de Cambará do Sul.


OS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA ROTA DOS TROPEIROS:

- Trilhas nos cânions dos Aparados da Serra e em cachoeiras;
- Cavalgadas pelos caminhos dos antigos tropeiros;
- Visitação e hospedagem nas fazendas que serviram de pouso para as tropas;
- Passeios de mula;
- Atividades de aventura, como rapel, tirolesas, quadriciclos e passeios de bote;
- Destaque ainda para a gastronomia, com pratos campeiros feitos com pinhão e charque, e para o artesanato;
- Além de vivências junto aos contadores de causos e de histórias da cultura gaúcha e do tropeirismo.

A “Rota dos Tropeiros” faz parte do projeto turístico promovido numa parceria entre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável dos Campos de Cima da Serra, o Sebrae/RS e empresários da região.


SAIBA MAIS:

1. O que é a Rota dos Tropeiros?
A Rota dos Tropeiros é o novo produto turístico desenvolvido na região dos Campos de Cima da Serra. É o resultado de um trabalho intenso realizado pela Rota dos Campos de Cima da Serra e Sebrae/RS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

2. Quais são os objetivos da região com a Rota dos Tropeiros?
- Resgatar a história do grupo de comerciantes, que partiam do Rio Grande do Sul para vender mulas e outros produtos em São Paulo e Rio de Janeiro, na época do Brasil Colônia.
- Aproveitar as belezas naturais e culturais, oferecendo quatro opções de turismo aos visitantes: rural, cultural, ecoturismo e aventura.
- Aumentar o fluxo de turistas na região dos Campos de Cima da Serra em 6% até 2010.

3. Quem faz parte do roteiro turístico?
O roteiro integra 70 empreendimentos dos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra.

4. Que ações foram realizadas para preparar a região para a Rota dos Tropeiros no Rio Grande do Sul? 
Nos últimos anos, além de capacitações nos empreendimentos da região dos Campos de Cima da Serra, foram realizadas missões técnicas na Rota dos Tropeiros, do Paraná, e no roteiro Estrada Real, em Minas Gerais, com o objetivo de conhecer as melhores práticas realizadas por outros estados brasileiros.

5. A Rota dos Tropeiros já existe em outros estados? 
Sim. A Rota dos Tropeiros já vem sendo trabalhado como produto turístico pelo estado do Paraná. No Rio Grande do Sul o movimento iniciou no ano passado com uma missão técnica realizada por empreendedores e secretários de turismo da Rota dos Campos de Cima da Serra ao Paraná. O objetivo é integrar os trabalhos e estender também ao estado de Santa Catarina e São Paulo.


*OBSERVAÇÃO:
Veja mais fotos do evento acessando o link Imagens - Festival do Turismo de Gramado 2008 


Veja outros releases:

Nenhum comentário:

Postar um comentário