Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A BATALHA DO PULADOR

Batalha de Passo Fundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Batalha de Passo Fundo, ou Batalha do Pulador, foi o combate mais importante e sangrento da Revolução Federalista (1893-1895), ocorrida em 1894, no hoje distrito de Pulador, no Rio Grande do Sul, entre duas facções representadas pelos maragatos ou federalistas e os pica-paus ou republicanos.
Após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, as dissenções políticas naquele estado da nova federação, entre os monarquistas de Gaspar Silveira Martins (maragatos) e os republicanos de Júlio de Castilhos (pica-paus), acabaram por fazer eclodir o movimento revolucionário.
Na tomada de Bagé pelo enviado de Júlio de Castilhos, o Coronel Arthur Oscar, os maragatos deixaram suas famílias e atravessaram a fronteira para o Uruguai, até que voltaram ao Rio Grande, em 1893, pelas colunas comandadas por Gumercindo Saraiva, antigo delegado de polícia.
No dia 27 de junho de 1894, na localidade chamada Pulador, cerca de 4.500 homens entraram em violento combate, que perdurou por seis horas com grande número de baixas de ambas as partes, terminando com pica-paus e maragatos, já sem munição, brigando "à unha". Eram 3.000 legalistas entre os voluntários do senador Pinheiro Machado, sob o comando do seu irmão Salvador Pinheiro Machado[1] e soldados, contra 1.600 revolucionários federalistas. O saldo final de mortos e feridos diverge, dependendo do historiador, mas a maioria das fontes estima de 800 a 1000 mortos, destacando que não houve prisioneiros. Os sobreviventes, de ambos os lados, buscaram esconder-se em matos próximos.
A batalha resultou no enfraquecimento definitivo dos maragatos, os quais foram obrigados a assinar a paz um ano depois, contribuindo para a consolidação definitiva da República brasileira.
Anualmente, a Batalha do Pulador é encenada por tradicionalistas de Passo Fundo, município a que pertence o distrito onde ocorreu a batalha.

Bibliografia

  • DONATO, Hernâni. Dicionário das Batalhas Brasileiras. São Paulo: Editora Ibrasa, 1987.
af

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário