Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CAVALO DADO NAO SE OLHA OS DENTES?


 
 

Qual a origem da frase "cavalo dado não se olha os dentes"

Comentários
 
Os dentes do cavalo não nascem ao mesmo tempo. Só no quarto ou quinto ano de vida completa da arcada dentária

 Foto: Getty Images Os dentes do cavalo não nascem ao mesmo tempo. Só no quarto ou quinto ano de vida completa da arcada dentária
Foto: Getty Images
Você ganha um presente, faz cara de quem não gostou, mas mesmo assim diz "cavalo dado não se escolhe os dentes", pois não é de "bom tom" desdenhar ou colocar defeitos em algo que se recebe de presente. A boa educação manda agradecer e mostrar satisfação, mesmo que o objeto seja insignificante ou inadequado. Geralmente, a frase é usada nestas situações, mas qual a origem dela?
» De onde vem a expressão "rodar a baiana"?
» Quem inventou o vestido de noiva?
» Veja outras curiosidades de História
Segundo nos informa o professor Ari Riboldi no seu livro O Bode Expiatório, o ditado tem origem nos negócios de venda de cavalos. O dono sempre tenta fazer o animal passar por mais novo, o que representa um preço maior. Ocorre, todavia, que os dentes do cavalo não nascem ao mesmo tempo. Só no quarto ou quinto ano de vida completa da arcada dentária.
Para quem conhece os eqüinos, não há como querer esconder a verdadeira verdade. Todavia, se o cavalo for dado de graça, é melhor não olhar para os dentes, o que seria deselegante para quem o recebeu, e com certeza, constrangedor para quem o doou, principalmente se o fez para se livrar de um animal velho e de pouca serventia.
Pensando bem, um presente, por mais inútil ou desagradável que seja, mesmo assim poderá via a ter sua utilidade. Principalmente, na hora de ir a um aniversário e a gente esqueceu de comprar uma lembrancinha. Pode-se passar adiante o presente e fazer uma economia. Com cuidado, é claro, de que o aniversariante não seja a pessoa que nos brindou com a referida inutilidade.
Segundo o professor, por semelhança e sentido poético, a expressão designa a derradeira e mais importante obra de um artista. Nela transparece o seu raro talento, como se tivesse reunido, no último instante da vida, todos os dotes artísticos.
Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário