Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CAVALO CRIOULO SIMBOLO DO RS


img_tit_cavalocrioulo02
Um animal forte e resistente, porém dócil e amigável. Companheiro sempre presente na história e na vida do gaúcho, o Cavalo Crioulo foi escolhido como o animal símbolo do estado do Rio Grande do Sul.
A lei nº 11.826, de agosto de 2002, declara que tanto o “Quero-Quero” ave típica da região, quando o Cavalo Crioulo são bens integrantes do Patrimônio cultural e natural do estado.
Descendente dos cavalos trazidos à América por colonizadores portugueses e espanhóis, o Cavalo Crioulo traz em seu sangue uma herança Andaluz, mesclada com o berbere primitivo e o cavalo europeu de origem celta, soloutre e germânica. Dessa mistura de raças, surgiu no Pampa Gaúcho um cavalo extremamente resistente, capaz de suportar invernos rigorosos e o calor intenso do verão. Um cavalo potente e forte com capacidade para subsistir mesmo em condições extremas sem perder o vigor característico da raça.
Mesmo em se tratando de um animal então, não domesticado como os Mustangs, os cavalos selvagens da América do Norte, o Cavalo Crioulo logo se tornou companheiro de caça e de trabalho , meio de transporte e camarada de lazer tanto dos índios missioneiros quanto dos colonos que ocupavam as terras e o utilizavam na lida campeira.
O Cavalo Crioulo foi também companheiro de batalhas, muitas das quais travadas neste chão, porque o Rio Grande se conquistou e se fez também nos lombos dos cavalos.
Por representar a força e a raça de um povo heróico, forte e aguerrido, o Cavalo Crioulo cuja origem se confunde com a história deste chão, é hoje um dos símbolos do estado que tem orgulho de ter sido forjado com luta, trabalho e valor.
Em sua homenagem, e em comemoração ao cinqüentenário da ABCCC ( Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Crioulo ) foi criado o prêmio “Freio de Ouro”. Neste evento internacional realizado anualmente na “Expointer” - Esteio-RS, são premiados exemplares da raça após rigorosa seleção. São declarados campeões os cavalos que melhor representam a resistência, a força, a rusticidade e o vigor de uma raça herdeira de um tempo e de uma época em que só os bravos sobreviviam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário