Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O CERCO MARAGATO A LAPA

REVOLUÇÃO FEDERALISTA

Revolução Federalista A Revolução Federalista é um movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul. Durante o governo de Floriano Peixoto houve uma remodelação dos quadros governamentais com a deposição de todos os políticos favoráveis ao Marechal Deodoro da Fonseca. Essa mesma ação política foi estendida à esfera estadual, onde os governadores aliados ao governo do Marechal Deodoro foram substituídos por representantes simpáticos ao novo governo.
Essa transformação nos quadros do poder atingiu o estado do Rio Grande do Sul, onde dois partidos políticos disputavam o poder entre si. De um lado, o Partido Republicano Rio-Grandense (PRP), que era favorável ao republicanismo positivista e apoiava o novo governo de Júlio de Castilhos, aliado do Marechal Floriano Peixoto. E do outro lado, o Partido Federalista (PF), que era composto por integrantes contrários ao governo de Júlio de Castilhos e eram defensores da maior autonomia dos estados por meio de um regime parlamentarista.
A diferença de perspectiva política entre esses dois grupos políticos somente piorou com a imposição do governador Julio de Castilhos. Inconformados com a imposição presidencial, os federalistas liderados por Gaspar Silveira Martins e Gumercindo Saraiva se rebelaram para exigir a anulação do governo castilhista. Em fevereiro de 1893 começa a Revolução Federalista. Porém, a rápida reação das tropas governamentais acabou obrigando os federalistas a recuarem para regiões do Uruguai e da Argentina.
A reação dos federalistas foi articulada com a conquista da cidade sulista de Bagé. Realizando ataques surpresa em diferentes pontos do estado, os revoltosos conseguiram avançar no território nacional tomando regiões em Santa Catarina e no Paraná. Naquele mesmo ano, a Revolta da Armada, ocorrida no Rio de Janeiro, se uniu à causa dos federalistas gaúchos conquistando a região de Desterro, em Santa Catarina.
Mesmo com o apoio dos militares cariocas, a tentativa de golpe acabou enfraquecendo. O apoio ao governo de Floriano Peixoto contava com setores muito mais significativos da população. Dessa maneira, a tentativa de golpe acabou não se consolidando. No entanto, a violência empregada nos confrontos, marcada por cerca de 10.000 mortes, deixou a Revolução Federalista popularmente conhecida como a “revolução da degola”. E um dos episódios marcantes da Revolução federalista aconteceu na cidade paranaense da Lapa, que por 26 dias resistiu heroicamente e dificultou o avanço das tropas gaúchas que pretendiam chegar até a sede do Governo Federal, na época o Rio de Janeiro.
Em junho de 1895, os conflitos da revolução chegaram ao fim com as lutas ocorridas nos campos de Osório - RGS. O federalista Saldanha da Gama lutou até a morte com os últimos quatrocentos homens remanescentes em suas tropas. Para dar fim a outros possíveis levantes, um acordo de paz foi assinado em agosto de 1895, concedendo anistia a todos os que participaram do conflito e dando fim a guerra.

CERCO DA LAPA

Cerco da Lapa No dia 17 de janeiro de 1894 um batalhão de 639 homens formado por forças republicanas denominada Pica-Paus, e chefiado pelo General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente as forças revolucionárias formadas por cerca de três mil combatentes vindos do Rio Grandes do Sul, os Maragatos, membros do Exército Libertador, comandados por Gumercindo Saraiva.
Cerca de 500 pessoas morreram no Cerco, entre as quais o General Carneiro. O conflito que culminou nas ruas da Lapa teve início no Rio Grande do Sul e se alastrou pelos três estados do Sul, chegando até o Rio de Janeiro, com objetivo de depor o Marechal Floriano Peixoto. A ação implicou na queda de Tijucas e Paranaguá e na tomada de Curitiba. A Lapa, último obstáculo para as forças contrárias à República, resistiu por 26 dias até assinar a Ata de Capitulação (rendição). A cidade entrou para a história do Brasil pelo ato heróico de resistência que deu possibilidade para o Governo Federal desmantelar o movimento revolucionário sulista.

MAIS HISTÓRIA

Mais História A cidade da Lapa está localizada nos Campos Gerais do Paraná. Sua história, da maneira que se conhece oficialmente, começa com os tropeiros oriundos da Serra do Mar em direção ao interior do estado e para a cidade de Sorocaba em São Paulo.
A cidade foi chamada inicialmente de Campos de Vera em homenagem ao avô do governador da Província do Rio da Prata, Alvar Nuñes Cabeza de Vacca, indicado para tomar conta das terras em nome do rei de Espanha. A cidade tem origem dos acampamentos de tropeiros por volta de 1540, passando à condição de povoado a partir do século XVII. A partir da construção da igreja de Santo Antônio em 1769 a cidade passa a se chamar Fre

Nenhum comentário:

Postar um comentário