Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A GINETEADA GAUCHA


Gineteada

Conceito: a gineteada consiste em parar no lombo, montar em cavalo mau domado ou ainda não domesticado (xucro); incentivar o animal para corcovear; sustentar-se somente no tento e crina isso se a montaria for em crina enquanto o animal corcoveia; dar pinotes (a cavalgadura).
A gineteada é um esporte o qual existe à muito tempo.
Dentro de várias modalidades a mesma engloba alguma exigências variadas entre o ginete e o cavalo.
A gineteada é apenas uma demonstração da rude lida da doma gaúcha e da habilidade do peão campeiro (ginete).
Nos Rodeios Crioulos do Rio Grande do Sul/Uruguai/Argentina não se gineteia em touros, somente em Cavalos, pois o gaúcho campeiro/ o ginete o qual se faz presente em RODEIOS CRIOULOS, usam as competições como sendo representativas do modo de vida de nossos antepassados, por isso o nome “rodeio crioulo” (produzido pelo tradicionalismo gaúcho), por fim, a coragem, altivez e destemor do ginete gaúcho sul rio grandense que sempre demonstrou (e ainda demonstra) foi na doma de potros xucros, de cavalos,’ como uma mostra daquelas tradicionais lidas campeiras de seus
conterrâneos do interior.
” É fácil a missão de comandar homens livres: basta mostrar-lhes o caminho do dever”

Colaboração: Thaís Araújo.

Aporreado Conhaque:
conhaque
Aporreado Conhaque: animal xucro de berço, mal domado, aquele o qual não se deixa domar.
Usado em rodeios crioulos, nas provas de gineteada, o Aporreado Conhaque conhecido por sua bravura, atualmente pertence à uma Tropilha [Tropilha da Fazenda da Floresta] situada em São Gabriel no Rio Grande do Sul. Conhaque tem sido a grande atração das provas de gineteadas de Rodeios Crioulos, Festas Campeiras e Encontros de Ginetes.
Esse aporreado Conhaque não é história nem lenda Vive coiceando perdiz lá nos campos da fazenda Não dá pra recorrer campo nem trazer canha da venda E o peão que nele monta do corpo faz a encomenda Lá na tropilha Floresta o Conhaque é respeitado Desafia os brasileiros e os paisanos do outro lado Em toda festa campeira o Conhaque é convidado E cartaz de Vacaria e até de outros estados O Conhaque foi nascido numa noite de tormenta Se perdeu da égua velha se criou só a placenta Palanque que não é forte esse aporreado arrebenta Larga fogo pelas patas e fumaça pelas ventas. Quando larga do palanque abre buraco no chão Se pega louco na volta com fúria de um furacão Dança tango em duas patas acena o povo com as mãos
Pesquisa: Thaís: Colaboradora do Projeto, ( Conhaque )
Conhaque: Fundador do projeto, Coordenador.
fonteComunidade: Aporreado Conhaque!
Um cavalo do Rio Grande!
Aporreado é o cavalo mal domado ou que não se deixa domar. Nas gineteadas gaúchas são usados amimais xucros como o afamado Aporreado Conhaque, pertencente, hoje, à Tropilha da Fazenda da Floresta, de São Gabriel-RS. Conhecido em toda a região Sul, Conhaque tem sido a grande atração das provas de gineteadas de Rodeios Crioulos, Festas Campeiras e Encontros de Ginetes. Como ele, os cavalos gaúchos continuam se portando como sempre o fizeram no passado: alguns mais xucros, outros menos caborteiros. Contudo, o mesmo não pode ser dito das indumentárias e dos estilos empregados pelos atuais ginetes brasileiros. Sabe-se que tradição é essencialmente continuidade, preservação. E a gineteada, além do seu caráter festivo, desafiador, é um evento campeiro que deve representar a antiga e tradicional arte de domar dos gaúchos campeiros sul-brasileiros, com mostra das suas reconhecidas habilidades no lombo de animais xucros. Ao contrário de hoje, com exceção da região limítrofe da Fronteira, os campeiros sul-rio-grandenses nunca utilizaram artefatos platinos para realizarem as suas árduas tarefas de amansar baguais. Mas hoje, por uma simples constatação visual, pode-se afirmar que os “gauchos” platinos continuam tipicamente “gauchos”, enquanto os gaúchos brasileiros estão cada vez mais perdendo a sua identidade ao absorverem usos e costumes de regiões que não são as suas e deixarem de preservar a tradição regional, terrúnea, vivenciada e construída por tantos qüeras e tauras: os antepassados do Povo Gaúcho do Sul do Brasil. Resta-nos, ainda, como o centro das atenções nas gineteadas brasileiras, cavalos aporreados como o Conhaque. Pelo menos continuamos a ter nos ambientes “tradicionalistas” a fibra e a raça do cavalo do Rio Grande – exaustivamente provadas na História Bélica Brasileira. Estas são características que continuam, por enquanto, sendo muito bem representadas por aporreados como esse Conhaque da Tropilha da Floresta. Os cavalos do Rio Grande continuam cumprindo bem as suas missões de divulgar e honrar a sua Terra e as autênticas Tradições Campeiras dos Gaúchos Brasileiros!
Pesquisa: Conhaque: Fundador do Projeto, Coordenador.
Fonte: site bombacha larga

Abaixo alguns ginetes do Paraná
05-fadigaFadiga
06-ginaGuina
08-gustavoGustavo Basto
09-foto1
Vídeos de Gineteadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário