Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O CERCO A LAPA



Período republicano - 1894 - CERCO DA LAPA. O -Paraná

1894 - CERCO DA LAPA, O
Paraná

http://www.efecade.com.br/images/textos/CERCO%20DA%20LAPA%201.jpgO município brasileiro de Lapa, no estado do Paraná, está situado na região metropolitana de Curitiba, mais precisamente na microrregião do mesmo nome, distante 62 km da capital estadual. Segundo o censo de 2010, nele moravam 44.936 pessoas, sendo 22.646 homens e 22.290 mulheres. O município possui a quarta maior área territorial do Paraná, sendo considerado o maior produtor de fruta de caroço do estado.

Lapa é conhecida historicamente por ter ocorrido em 1894, nos arredores de sua cidade-sede, o famoso Cerco da Lapa, quando um confronto sangrento envolveu soldados do governo federal (os pica-paus) comandados pelo general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, e revolucionários (os maragatos) liderados por Gumercindo Saraiva. Estes pretendiam não só “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos”, então presidente do Estado, mas também “conquistar uma maior autonomia do Rio Grande do Sul, descentralizando o poder da então recém proclamada República”.

Tudo aconteceu no início daquele ano, quando a parte sul do município foi invadida pelos revolucionários federalistas riograndenses e a cidade foi transformada em praça de guerra. Durante 26 dias os soldados republicanos resistiram bravamente ao cerco que lhes era feito pelos atacantes maragatos, sendo forçados a capitular em 11 de fevereiro de 1894 em virtude da falta de munição e comida. Na tarde desse mesmo dia, foi a guarnição desarmada e a cidade ocupada pelos revolucionários.

http://www.efecade.com.br/images/textos/CERCO%20DA%20LAPA%202.jpgDessa batalha heróica participaram 639 homens das forças regulares, além de voluntários civis. Eles foram os defensores da cidade que enfrentaram galhardamente, por mais de três semanas, o ataque dos três mil combatentes revolucionários, dando assim ao presidente da República na época, marechal Floriano Peixoto, o tempo necessário para reunir soldados em número suficiente e com eles deter o avanço dos rebelados. O general Gomes Carneiro, atingido por um tiro no peito, faleceu durante o confronto (ilustração ao lado), sendo seus restos mortais, bem como os de muitos outros que também tombaram durante a resistência, sepultados no Panteão dos Heróis.

Em um dos muitos relatos sobre a morte do general Gomes Carneiro diz-se que no dia 7 de fevereiro, ele, a cavalo, estava em toda a parte, dando o exemplo e animando a resistência. Foi assim que apareceu na trincheira erguida no cruzamento da Rua das Tropas com a da Boa Vista entre as casas de Francisco de Paula e do coronel João Pacheco, onde a fuzilaria estava dizimando a guarnição. Apenas chegara, uma bala do inimigo o prostrou gravemente ferido. Foi recolhido à casa próxima, do professor Pedro Fortunato de Souza Magalhães, onde ficou em tratamento aos cuidados do Dr. João Candido Ferreira, médico da segunda Brigada, mas faleceu no dia 09. No dia seguinte a notícia da sua morte já era conhecida de todos e por isso a desolação tornou-se geral. O cadáver do grande herói, envolto na bandeira do 17º. Batalhão de Infantaria, foi sepultado na sacristia da Matriz de Lapa.

http://www.efecade.com.br/images/textos/CERCO%20DA%20LAPA%203.jpgQuanto a Gumercindo Saraiva, após o Cerco da Lapa e quando já se encontrava em Ponta Grossa, ainda no Paraná, as tropas legais o obrigaram a recuar. Em 10 de agosto de 1894, no Rio Grande do Sul, ele e seus homens encontravam-se no Capão da Batalha, perto do arroio Carovi, no atual município de Santiago. Enquanto reconhecia o terreno onde se travaria a batalha prevista para o dia seguinte, a bala do tiro fatal disparado por um atirador de tocaia o atingiu nas costas. Com sua morte, as forças federalistas se desestruturaram e sofreram pesadas baixas.

A seu respeito conta-se que “Numa guerra de barbáries, dois dias depois de enterrado, seu corpo foi retirado da cova, teve a cabeça decepada e levada em uma caixa de chapéus ao governador Júlio de Castilhos. Mais tarde, trasladaram seu corpo para o cemitério municipal de Santa Vitória do Palmar, mas sem a cabeça”.

Entre as histórias existentes sobre sua pessoa, uma conta que em certa ocasião um de seus soldados, de nome Diniz, matou uma mulher com uma navalha. Muito revoltado com o acontecido, Gumercindo decidiu aplicar uma punição exemplar ao assassino, e por isso mandou decapitá-lo.




Deixe um comentário


    


caracteres restantes.

Digite corretamente o texto abaixo (isto evita spams e propagandas automatizadas):
Imagem de desafio reCAPTCHA
Obter um novo desafio Obter um desafio de áudio Ajuda


Comentários:


Nenhum comentário.
© Todos os direitos reserv

Nenhum comentário:

Postar um comentário